05/05/2020 às 21:00 DICAS DA GI

DICAS: Como Escolher o Fotógrafo Certo para o seu Evento?

518
5min de leitura

Oiiiiiii pessoal!!! Nesse post vou te contar 10 pontos importantes que você PRECISA ficar atento na hora de escolher um profissional para fotografar seu evento. Sabemos que a fotografia é a lembrança que vai permanecer depois de tudo ter acabado e já estamos cansados de ouvir pessoas reclamando e sofrendo por uma escolha errada. 

Então, prepara a caneta e o papel e anote todas as dicas pra você nunca cometer esse erro e não ter dor de cabeça futuramente!

1. Estilo de Fotografia

A primeira coisa que você deve ficar atento é ao estilo de fotografia. Cada profissional tem seu estilo próprio e se identificar com ele faz toda a diferença na satisfação do serviço.

- Ah, mas eu nao entendo nada de fotografia! 

E nem precisa! É como escolher uma roupa: só de bater o olho você já sabe o que te agrada sem nem entender de moda ou tendências. E com a fotografia, é da mesma forma. Você pode olhar uma foto e falar "uau, que foto linda! Amei!" e olhar outra e pensar "ah, é legal mas não curti tanto, falta alguma coisa".Você nem sabe o porquê mas consegue classificar as fotos no seu gosto pessoal.

Não existe certo ou errado, é só uma questão de gosto! Alguns fotógrafos gostam de tons mais quentes e cores vibrantes, outros preferem tons pastéis e frios. Uns gostam de trabalhar com flash e outros apenas com luz natural. Há uma infinidade de estilos e olhares e, por mais semelhantes que possam parecer, nenhum é igual ao outro porque somos únicos! 

2. Conhecer o Profissional como Pessoa

Da mesma forma que é muito importante se identificar com o estilo do fotógrafo, você precisa se identificar com ele como pessoa, como ser humano. Tem gente que é mais tímido e reservado, outros que são mais extrovertidos, falantes e brincalhões.

É só parar pra analisar seu círculo de amizades e você vai perceber com quem tem mais afinidade e que tipo de pessoa te atrai mais. Isso interfere no resultado final da fotografia porque está diretamente ligado ao andamento do ensaio e do convívio de vocês!

3. Qualidade X Quantidade

A qualidade das fotos é um dos pontos que mais surgem reclamações e arrependimento. Fique atento porque qualidade é muito diferente de quantidade. Vejo muitos clientes pensarem apenas na quantidade de fotos que vão receber e esquecer da qualidade, elas nem sempre andam juntas!

Por exemplo, é muito melhor eu receber 5 fotos topíssimas de alta qualidade do que 100 fotos meia boca, que no fim, eu nem vou usar e vão ficar esquecidas no pendrive, concorda? 

Para se livrar desse problema, pergunte quantas fotos são entregues, se serão todas editadas e tratadas individualmente e se serão enviadas em alta qualidade.

4. Produtos e Serviços Oferecidos

Saber o que você quer é importante para saber se o profissional é capaz de suprir suas necessidades. Não adianta você querer um lindo álbum de casamento e contratar um profissional que só entrega as fotos em pendrive. Mas também, você não é obrigado a saber exatamente o que precisa, afinal de contas, você nunca casou ou é a primeira vez que faz um ensaio em família. Cabe ao profissional te ajudar nesses detalhes e ser honesto ao explicar o que você realmente vai precisar como por exemplo, quantidade de horas, quantidade de fotógrafos, etc.

5. Orçamento

Dá medo só de falar, né?! Mas calma! Esse não é seu pior pesadelo! 

Primeiramente, você tem que definir o orçamento geral do seu evento e quanto será destinado para cada serviço. Depois disso, você começa a pesquisar entre os profissionais que mais te agradam. Analise se o seu orçamento é suficiente para todos os serviços que você quer/precisa. E se o profissional escolhido está dentro dessa expectativa. 

Mas lembre-se: você não pode desejar uma ferrari se o seu orçamento é para um fusca! Ou seja, se você quiser foto, video, álbum, ensaio, pré, pós, etc... você precisará destinar um valor maior para isso. 

Se o seu orçamento está apertado, estabeleça prioridades e saiba o que é realmente fundamental!

6. Equipe e Backup

Saber se o profissional tem uma equipe pra te atender ou se ele tem outros fotógrafos que podem cobri-lo em caso de acidente grave ou outro imprevisto é de extrema importancia para seu evento perfeito. 

Backup de pessoa e de material! Todo fotógrafo precisa ter. 

Imagina se o flash dele para de funcionar e ele não tem um reserva? Ou se o cartão de memória dá problema e suas fotos são perdidas? Dá arrepio só de pensar!!! 

7. Prazos

Pergunte sem medo. É importante saber o prazo oferecido pelo profissional e se ele está de acordo com sua necessidade. Se você precisa das fotos para 5 dias, porque contratar um profissional que vai te entregar em 30 dias? 

Aqui também não tem certo ou errado. Isso vai depender da demanda do profissional, do tipo de evento, etc. E pode ser conversado e acertado entre vocês.

8. Contrato

O contrato é uma das coisas MAIS IMPORTANTES e é justamente ele que vai definir todos os outros detalhes que já falei acima. É o contrato que vai te resguardar como cliente e também como profissional ou te dar uma tremenda dor de cabeça no futuro. 

Sei que muitos não gostam de ler e acham chato. Mas é um tempo que vale a pena "perder". Leia atentamente e tire todas as suas dúvidas. Não se preocupe em ficar perguntando. Questione tudo que quiser, seu fotógrafo precisa saber explicar cada linha e vocês dois precisam estar de acordo nisso.

9. Indicações

Ah, as indicações! Motivo de suspiros para nós fotógrafos e motivo de tranquilidade para os clientes. Quem é que não gosta de uma indicação? De saber que já deu certo pra um e que tem maiores chances de dar certo pra você também, né?! 

Mas cuidado! Não é porque o trabalho foi indicado que vai dar certo pra você. É sim uma garantia extra mas de qualquer forma, analise todos os pontos já citados e veja se tudo se encaixa. Nossas necessidades e estilos são diferentes e muda de pessoa pra pessoa. 

10. Converse muito!

A conversa é a melhor forma de evitar complicações! Converse, tire dúvidas, agende uma reunião presencial, faça uma chamada de vídeo, enfim. Da forma que preferir, converse muito! É nesse momento que você vai conhecer o profissional e que ele vai te conhecer e entender suas necessidades e desejos para ficar alinhadinho e realizar o seu sonho com excelência e qualidade!

Tem alguma dúvida? Gostou do conteúdo? Me chama pra gente bater um bapo e compartilha com todos os seus amigos pra nunca mais ouvir reclamação!!! 

Grande beijo da Gi ♥

05 Mai 2020

DICAS: Como Escolher o Fotógrafo Certo para o seu Evento?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

como escolher fotografo de casamento como escolher fotografo de familia como esolher o fotografo dicas de fotografia fotografia de casamento fotografia de familia

Logo do Whatsapp