16/01/2019 às 12:15

Hoje Resolvi Agradecer | O começo

663
5min de leitura

Neste mês de Janeiro de 2019, completo 4 anos desde que minha grande aventura fotográfica começou. Tenho pensado muito sobre minha jornada nesses últimos tempos e, aquela famosa frase ''lembro quando eu orava por aquilo que tenho hoje'' se encaixa perfeitamente aqui.

Quis postar essas duas fotos para ilustrar minha evolução. Meu primeiro retrato de noiva e meu mais recente trabalho. Gosto das duas fotos mas posso ver uma grande mudança em minha técnica, e principalmente, em meu olhar. Hoje, sei melhor sobre luz e sombra, sobre direção, sobre a regra dos terços, pontos de ouro, edição, fluxo de trabalho e, acima de tudo, sei muito mais sobre cada pessoa que fotografo.

Quero dar início a este post, contando um pouco sobre como tudo começou. Prometo tentar resumir se você prometer ler até o final. Vale a pena, eu garanto!

Eu nunca fui aquela pessoa que tirava foto de tudo e todos, que estava com a câmera ou celular na mão em todos os eventos da família, que adorava pegar a câmera e sair por ai fotografando. Minha paixão começou um pouco depois mas lembro vagamente quando ganhei minha primeira câmera analógica, sem flash e que não podia fotografar em ambientes fechados. Fui em um passeio da escola, segurei uma cobra na mão e alguém bateu a foto. Nunca vi essa foto (ela ficou escura e perdi esse momento). Eu tinha uns 8 anos, talvez.

Muito tempo depois, aos 17 anos aquela leve quedinha pela fotografia voltou com tudo. Eu adorava ver ideias de casamento no Pinterest, afinal, esse sempre foi meu sonho de princesa. E aí, olhando as fotos de ensaios, de casamento e decoração, comecei a me interessar pela fotografia e pensar que talvez eu pudesse virar fotógrafa. Afinal, já estava para me formar no Ensino Médio e ainda não tinha decidido qual carreira seguir, embora tivesse grande tendência para o lado artístico. 

Sempre fui um tanto impulsiva em fazer coisas novas, me empolgava rápido e depois, desanimava com a mesma rapidez mas com a fotografia foi diferente, eu persisti apesar das dificuldades e hoje estou aqui contanto minha história.

Decidi então que queria fotografar. Pesquisei tudo o que podia sobre as técnicas, equipamentos, cronograma dos eventos, orçamentos e tudo que pudesse me ajudar a começar. Ganhei minha primeira câmera e comecei. Fiz alguns trabalhos gratuitos para amigos, afinal, precisamos de um portfólio para que alguém veja nosso trabalho. Tentei vaga em um curso da USP em Ribeirão Preto - SP mas não consegui (é um processo online e um pouco difícil, a procura é alta). Mas eu tinha que fazer um curso porque as pessoas sempre perguntavam e até então, tudo o que eu sabia sobre ISO, diafragma, abertura etc., eu tinha aprendido por conta. Fui para São Paulo - SP estudar na FAAP e foi muito bom, confirmei algumas coisas que eu já sabia e aprendi outras coisas novas, isso me ajudou muito a começar. Quando voltei para o interior, consegui a vaga na USP e foi o melhor curso que fiz na vida. Abriu minha mente e refinou meu olhar, aprendi sobre composição, luz e sombra e a história da fotografia. Fiz amigos e tive um mestre excepcional, o Carlão. Depois disso, sempre procurei me desenvolver na prática e também na teoria, buscando cursos para me especializar e aprender mais e mais. E este é o breve resumo que prometi lá em cima.

Lembro quando eu orava pedindo trabalhos, pedindo para ser reconhecida, para meus equipamentos não darem problema nos eventos e para eu não perder nenhum momento importante. Lembro que eu queria ter a agenda cheia e fazer vários eventos. Lembro que queria trocar meus equipamentos e comprar alguns essenciais para melhorar meu trabalho. Lembro de chorar e querer desistir por não estar dando certo. Lembro de sorrir e querer fazer mais e melhor a cada dia. Lembro de quando me disseram que eu não era boa e que minhas fotos eram horríveis mas lembro também quando me elogiavam e me diziam que eu ia longe. Foi um misto de sentimentos e acontecimentos.

O começo é sempre muito difícil e é de extrema importância ter pessoas ao seu lado que te apoiam e te ajudam quando você pensa em desistir e, acima de tudo, VOCÊ precisa acreditar em SI MESMO e em seu SONHO, seja ele qual for. Você vai ter que trabalhar duro dia e noite e se esforçar a cada segundo, mas é possível se você lutar por isso.

Hoje resolvi agradecer a cada pessoa que acreditou e ainda acredita em mim. A todos os meus clientes que me deram a primeira chance. Aos meus pais que sempre me apoiaram e incentivaram o meu sonho. Ao meu irmão que sempre avaliava minhas fotos. A minha tia que me deu minha primeira câmera. Ao meu noivo que nunca me deixou desistir e sempre me deu um empurrãozinho quando eu precisava. A toda minha família que sempre acreditou. Aos amigos verdadeiros que diziam as palavras certas nos momentos certos. Aos fotógrafos que compartilharam conhecimento. Aos meus mestres que tanto me ensinaram sobre a fotografia e sobre a vida. E acima de todos, quero agradecer ao meu Pai Celestial por nunca me abandonar e sempre, no Seu tempo, me conceder ajuda. Eu sou muito melhor por causa de todos vocês!

Eu ainda não cheguei onde quero e acho que nunca vou chegar, a gente sempre quer mais e mais e isso é bom. Isso nos ajuda a continuar lutando, a continuar levantando quando cair e a ser humilde para reconhecer todas as ajudas que recebemos. Sou grata por ter sonhado com a vida que tenho hoje e saber que em breve terei a vida que sonho agora. Sou grata também por encontrar felicidade no caminho e reconhecer os pequenos prazeres dessa jornada. Temos sempre que almejar mais para crescer, mas temos sempre que reconhecer nossa evolução e saber que a felicidade está na caminhada e não na chegada.

''Não é sobre chegar no topo do mundo e saber que venceu. É sobre escalar e sentir que o caminho de fortaleceu.''

Hoje resolvi agradecer. 

Então, muito obrigada!

16 Jan 2019

Hoje Resolvi Agradecer | O começo

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

casamento fotografiadecasamento fotografo fotografoemsaopaulo noiva

Logo do Whatsapp